Notícias

  Transtorno do Espectro Autista


Transtorno do Espectro Autista

Por dentro do Transtorno do Espectro Autista

  • É um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, podendo ocorrer manifestações comportamentais diversas, como padrões repetitivos, déficits na comunicação e na interação social.
  • Os sinais de alerta já podem ser percebidos em crianças  nos primeiros meses de vida.
  • O diagnóstico e estimulação precoce permite que a pessoa com TEA possa se desenvolver melhor e ter mais qualidade de vida.

Diversidade no Espectro Autista

Nível 1 - Leve: Podem depender menos de apoio externo no dia a dia para realizar as tarefas cotidianas. Podem apresentar respostas atípicas para as interações sociais e padrões de comportamentos repetitivos e restritivos. 

Nível 2 - Moderado: Nesse nível a pessoa pode precisar de um pouco mais de apoio nas Atividades da Vida Diária (AVDs), como comer, trocar de roupas ou tomar banho. Podem apresentar sensibilidade ao toque, atraso na fala, pouco ou nenhum contato visual, entre outros.

Nível 3 - Severo: Precisam de apoio substancial nas tarefas do dia a dia, desde as mais simples a mais complexas. Elas têm graves déficits na comunicação e interação social e também nos padrões de comportamentos restritos e repetitivos.